ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

A Paraíba encerrou o mês de fevereiro com a redução de 3.137 postos de trabalho formais, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do trabalho e Emprego (MTE). O número corresponde à retração de 0,89% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior, principalmente devido à influência de fatores sazonais relacionados às atividades sucroalcoleiras. Durante o mês, 11.446 pessoas foram contratadas e 14.583 foram demitidas. O principal setor responsável pelo saldo negativo foi o da agropecuária, que registrou o fechamento de 2.121 postos de trabalho.

Logo após a indústria de transformação, os setores que tiveram demissões foram indústria de transformação, com saldo de 1.780 desligamentos e construção civil, com 208 demissões. Os setores que mais admitiram foram o de serviços, com saldo de 588 contratações; comércio, com 336 admissões e serviços de indústrias de utilidade pública, com 47 contratos celebrados.

Saldo geral dos últimos 12 meses é positivo

No acumulado dos dois primeiros meses de 2012, a Paraíba registra um déficit de 2.823 empregos formais, com 23.772 contratações e 26.595 demissões.  Já quando é observada a movimentação nos últimos 12 meses, verifica-se saldo positivo de 21.611 empregos gerados. O número é resultado da diferença entre as 153.544 pessoas que firmaram um contrato celetista e as 131.933 que perderam o emprego.

Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, o que teve o saldo mais positivo na geração de empregos em fevereiro foi Campina Grande, com 243 cargos criados. Logo após estão Guarabira (62) e Cabedelo (59). João Pessoa vem apenas na sexta colocação, com 14 empregos gerados.

Nesse grupo, apenas três municípios registraram redução no número de empregos: Santa Rita (1.252), Mamanguape (757) e Sapé (10).

Ao comentar a excelente colocação obtida por Guarabira a prefeita Fátima Paulino disse que a administração municipal se sente muito feliz em poder ser parceira desse crescimento.

A chefe do Executivo Guarabirense assinalou a importância de empresas como as do Grupo João Rafael e do Frango BomTodo como as maiores geradoras de emprego da região, dentre outras. “O empresário Ivanildo Coutinho me informou que somente no abatedouro do Frango BomTodo já são quase mil empregos diretos”, afirmou.

Ela destacou ainda que já no próximo mês Guarabira receberá as Lojas Americanas, uma das âncoras do Shoping Cidade Luz, também esse um investimento da Guaraves/Frango BomTodo. O Atacadão Bonanza, além da Emanuelly e Subway também se instalarão no Shoping, que terá mais de 150 lojas.

Construção e serviços

Em todo o Brasil, seis dois oito setores econômicos são acompanhados pelo Caged. O setor de serviços foi o que apresentou o melhor desempenho no mês, com a geração líquida de 93.170 postos de trabalho. A construção civil, com saldo de 27.811 empregos, e a indústria de transformação, com 19.609, aparecem na sequência dos melhores desempenhos setoriais.

Já a indústria de transformação, apesar de ter apresentado o terceiro melhor resultado para o mês entre os oito setores pesquisados, mostra um dinamismo menor que o do ano passado. Os dois setores que registraram mais demissões do que contratações foram o comércio, com saldo negativo de 6.645 empregos, e a agricultura, que fechou 425 postos de trabalho.


Por Jean Ganso, Com Jornalista Eraldo Luiz
3
0 Comentários

Postar um comentário